sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DIA DE FINADOS - 02/11

HISTÓRIA DO DIA DE FINADOS


O Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca.

É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca. Pois, a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava. Desde o século XI, os Papas Silvestre II (1009), João XVIII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Desde o século XIII, esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro, porque no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos". O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Mons. Arnaldo Beltrami – vigário episcopal de comunicação

Fonte: http://www.arquidiocese-sp.org.br



O NASCER PARA O ALÉM...

Há quem morra todos os dias.
Morre no orgulho, na ignorância, na fraqueza.
Morre um dia, mas nasce outro.
Morre a semente, mas nasce a flor.
Morre o homem para o mundo, mas nasce para Deus.
Assim, em toda morte, deve haver uma nova vida.
Esta é a esperança do ser humano que crê em Deus.
Triste é ver gente morrendo por antecipação...
De desgosto, de tristeza, de solidão.
Pessoas fumando, bebendo, acabando com a vida.
Essa gente empurrando a vida.
Gritando, perdendo-se.
Gente que vai morrendo um pouco, a cada dia que passa.
E a lembrança de nossos mortos, despertando, em nós, o desejo de abraçá-los outra vez.
Essa vontade de rasgar o infinito para descobri-los. De retroceder no tempo e segurar a vida. Ausência: - porque não há formas para se tocar.
Presença: - porque se pode sentir.
Essa lágrima cristalizada, distante e intocável.
Essa saudade machucando o coração.
Esse infinito rolando sobre a nossa pequenez. Esse céu azul e misterioso.
Ah! Aqueles que já partiram!
Aqueles que viveram entre nós.
Que encheram de sorrisos e de paz a nossa vida.
Foram para o além deixando este vazio inconsolável.
Que a gente, às vezes, disfarça para esquecer.
Deles guardamos até os mais simples gestos. Sentimos, quando mergulhados em oração, o
ruído de seus passos e o som de suas vozes.
A lembrança dos dias alegres.
Daquela mão nos amparando.
Daquela lágrima que vimos correr.
Da vontade de ficar quando era hora de partir. Essa vontade de rever novamente aquele rosto.
Esse arrependimento de não ter dado maiores alegrias.
Essa prece que diz tudo.
Esse soluço que morre na garganta...
E...
Há tanta gente morrendo a cada dia, sem partir. Esta saudade do tamanho do infinito caindo sobre nós.
Esta lembrança dos que já foram para a eternidade.
Meu Deus!
Que ausência tão cheia de presença!
Que morte tão cheia de esperança e de vida!

Texto: Padre Juca
Adaptação: Sandra Zilio


Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/

LEITORES BRASILEIROS

Pesquisa mostra perfil do leitor brasileiro


O brasileiro lê cerca de 1,8 livros por ano; uma média bem insignificante se comparada a dos franceses, os quais lêem cerca de sete a dez livros no mesmo período, segundo dados da Unesco. Isso também se deve ao fato do preço acessível das obras franceses, que custam cerca de três Euros na França; menos até mesmo que um café na Cidade Luz. A principal indústria cultural francesa é a leitura.O Instituto Pró-Livro resolveu aprofundar o perfil do leitor no Brasil e fez uma pesquisa intitulada “Retratos da Leitura no Brasil” na qual avalia o hábito da leitura entre os brasileiros. Foram considerados leitores, as pessoas que haviam lido, pelo menos, um livro nos últimos três meses. Já o “não-leitor” é aquele que respondeu negativamente a essa pergunta (ainda que tenha lido ocasionalmente ou em outros meses do ano).

Para cerca de 45,2 milhões (26% dos entrevistados), leitura significa conhecimento. O mesmo percentual de entrevistados não respondeu a pergunta ou não soube opinar. Segundo dados da pesquisa, “uma entre cada quatro pessoas não faz a menor idéia sobre o papel da leitura”.

Retratos da Leitura no Brasil revela que “conhecimento é o valor mais associado à leitura (e aumenta entre os mais velhos)”. Enquanto que para a leitura como uma atividade prazerosa é a resposta mais citada entre crianças com ate 10 anos.

Chega a ser realmente triste quando se olha os dados da pesquisa referentes ao fato de se vencer na vida através da leitura. 60% dos entrevistados disseram que não conheceu ninguém que tenha vencido por conta do hábito de ler, o que significa duas em cada três pessoas dentro da amostragem da pesquisa 172.731.959 pessoas (92% da população).

A maioria dos brasileiros gostam de assistir televisão (77%) ou ouvir música (53%). Ler está em quarto lugar, atrás de descansar e ouvir rádio. “60 milhões (35%) declaram gostar de ler em seu tempo livre. 38 milhões dizem fazer isso com freqüência. A preferência cresce com a renda e a escolaridade (48% no Ensino Médio e 64% no Superior). Entre quem ganha mais de 10 SM, vai a 67%.” Um dado interessante é que “nas famílias onde há um professor, este índice sobe de 32% para 46% (mostra a importância da valorização da leitura na formação de leitores)”.

Os leitores que declararam gostar de ler no tempo livre e fazer isso com freqüência têm formação superior (79%), renda familiar acima de 10 salários mínimos (78%); são, em sua maioria, chefes de família (76%), espíritas (76%), membros das classes A (75%) e B (74%), moradores da região Sul (72%), moradores das regiões metropolitanas (69%), jovens e adultos de 18 a 24 anos (67%) e 30 a 39 (68%), além de trabalharem e estudarem (73%).

As mulheres lêem mais do que os homens. 55% delas são consideradas “leitoras”, de acordo com a pesquisa, contra 45% dos entrevistados do sexo masculino. As mulheres lêem muito mais do que os homens por prazer ou gosto. E também por motivos religiosos. Os homens lêem mais por atualização profissional ou exigência escolar/ acadêmica.”

Quanto ao que gostam de ler, as revistas são campeãs (52%), em seguida estão os livros (50%) e os jornais (48%). Os romances (32%), os livros didáticos (34%) e a Bíblia (45%) são os gêneros mais lidos. As mulheres lêem mais a Bíblia (49%), livros didáticos (44%) e religiosos (30%), enquanto os homens preferem ler livros sobre história, política e ciências sociais (27%).

Os romances são os preferidos entre os jovens de 18 a 24 anos (47%), os favoritos das pessoas acima de 50 anos são a Bíblia e os livros religiosos, já a poesia e as histórias em quadrinhos os favoritos das crianças e dos adolescentes.

Os três escritores mais prestigiados pelos leitores são Monteiro Lobato, Paulo Coelho e Jorge Amado. Machado de Assis encontra-se na quarta colocação seguido por Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo.

O livro mais importante da vida dos brasileiros é a Bíblia. Em segundo lugar, está o Sítio do Pica-pau amarelo; em terceiro Chapeuzinho Vermelho; em quarto, Harry Potter e, em quinto, O pequeno príncipe.

O último livro que os brasileiros leram ou estavam lendo na época da entrevista foram: Bíblia (1º lugar), O Código da Vinci (2º lugar), O segredo (3º lugar) e Harry Potter (4º lugar).

De acordo com os dados da pesquisa, também se pode verificar que “quanto maior a escolaridade, maior é o tempo dedicado à leitura de livros”. A maioria dos brasileiros (51%) dedica de uma a três horas por semana à leitura de livros. “A infância e a adolescência são lembradas como o período em que as pessoas mais liam.”

Um dado que mostra que é favorável é que, “apesar da obrigatoriedade da leitura nas escolas, é alto o índice de estudantes que dizem ler por prazer ou gosto”.

Os fatores que mais influenciam na leitura de livro são o tema, o título da obra e a indicação de outras pessoas, todavia o que menos influencia é a editora.

E, como os leitores costumar ler os livros? “Maioria dos que gostam de ler ouvindo música tem entre 11 e 24 anos (índice aumenta entre 14 e 17 anos). Os que mais gostam de ler com a televisão ligada são as crianças (14% entre 5 e 10 anos e 10% entre 11 e 13). A preferência por lugares silenciosos para ler cresce quanto maior a idade do leitor (mais de 90% acima de 40 anos).”

No que diz respeito à leitura em outro idioma, o inglês ocupa a segunda posição - com 9%, cerca de 8,3 milhões de pessoas - seguido do espanhol - 5% equivalente a 4,9 milhões de pessoas - e do francês e do italiano - com 1%, mas referentes a 779 mil e 624 mil, respectivamente. “Entre quem tem nível superior aumenta para 23% (13% o espanhol e 4% o francês).” Alemão e japonês são as línguas menos lidas - 0,18% e 0,17% respectivamente.

As mães (49%) e as professoras (33%) são as maiores influenciadoras da leitura. “A influência das mães é maior no Norte (59%) e Nordeste (56%).”

E livros como presentes? “Enquanto 52% dos leitores geralmente são presenteados com livros, 85% dos não leitores nunca ganharam esse presente.”

* Fonte: Instituto Pró-Livro (2008), “Retratos da Leitura no Brasil” http://www.prolivro.org.br/


Fonte: http://www.entrelinhas.info/

A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA



A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.


Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.

O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Família

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;

• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;

• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;

• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;

• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola

• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;

• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;

• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;

• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;

• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.educador.brasilescola.com/
DIA DAS BRUXAS







Você sabe qual é a origem do "Dia das Bruxas"?

O Dia das Bruxas é uma festa muito antiga. Foram os povos celtas, muito apegados a natureza, que habitavam região da França e da Inglaterra entre os anos 600 a.C e 800 d.C que deram origem a tradição do Dias da Bruxas. Naquela época o Dia das Bruxas se chamava Samhain, que significa "fim do verão". O Samhain era comemorado do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, os últimos dias do verão. Para os celtas, o fim do verão era também o fim do ano. Nesta data eles homenageavam seus parentes e amigos que já morreram e seus deuses.

Foi os Estados Unidos o responsável por popularizar a tradição do Dia das Bruxas. Hoje, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem para o travessuras ou gostosuras, que funciona assim: os fantasiados batem de porta em porta perguntando "travessuras ou gostosuras?" para ganhar balas, chocolates e outros doces. E assim, no dia 31 de outubro os moradores também enfeitam suas casas com objetos feitos pela própria família, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna.

O Dia das Bruxas não faz parte da cultura brasileira, mas algumas pessoas costumam celebrar esta data como forma de diversão. Então, amiguinho, prepare sua fantasia e vamos ganhar algumas gostosuras!

Fonte: http://www.smartkids.com.br/

ANIMAIS EM EXTINÇÃO

ANIMAIS EM EXTINÇÃO


Você sabia que existem animais que estão praticamente desaparecendo do planeta?!?! Isso é, no mínimo, muito preocupante, pois qualquer espécie, animal ou vegetal, por mais simples que seja, tem muito valor para o meio ambiente e é insubstituível.

A partir de agora vamos descobrir as causas, conhecer esses animais e também saber o que está sendo feito para mudar esse quadro...

Desrespeito ao meio ambiente é principal causa da extinção

Você já reparou quantas notícias temos visto atualmente sobre desmatamento das florestas e queimadas em diversas regiões? Pense em quantos animais morrem ou ficam “desabrigados” por essas ações inconsequentes do ser humano. Pois então fica fácil perceber que o principal motivo da extinção dos animais é a destruição de florestas, seja pelo desmatamento ou por queimadas.

Para ter uma idéia da gravidade do desmatamento, só na Amazônia atualmente, a área total afetada pelo desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano.

A poluição também contribui para a extinção de animais, pois prejudicam diretamente o ciclo de vida de muitas espécies.

Outro fator que contribui para a extinção é a caça em busca de aproveitamento de partes desses animais, como por exemplo, para obtenção de carne, gordura, peles, plumas, troféus e lembranças. A coleta de ovos para venda também é bastante comum, pois gera lucro para os caçadores.

O tráfico de animais também é um fator de muita preocupação: de acordo com Polícia Federal, a cada ano 12 milhões de animais, a maioria integrante da lista de espécies em extinção, são apanhados na fauna brasileira e 30% deles são enviados ao exterior. Esses animais são transportados em condições precárias, ficam doentes e chegam a morrer fora de seu habitat natural. (Veja uma matéria no site do IBAMA sobre o assunto: www.ibama.gov.br/fauna/trafico/procedimentos.htm)

Números da extinção

Até o final de 2008 cientistas identificaram cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas em processo de extinção. Desconfia-se que existe mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões de florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia.

Lista de animais em exintção: www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fauna.htm

O que está sendo feito...

No Brasil o órgão responsável por cuidar do meio ambiente e especificamente de reverter o quadro da extinção animal é o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. Este órgão fiscaliza, muitas vezes em conjunto com a Polícia Federal, tudo que é relativo ao meio ambiente, assim, está sempre de em alerta para as questões do desmatamento, repressão ao tráfico de animais e possibilidades da procriação de espécies em cativeiro para diminuir o risco de extinção, neste caso, depois de crescidos os animais são introduzidos em seu habitat natural.

Você também pode ajudar...

Cada um de nós pode ajudar a combater a extinção de animais mesmo estando longe deles. Uma forma é denunciar qualquer tipo de agressão ao meio ambiente, como desmatamento, queimadas, tráfico de animais, etc. Com relação ao tráfico de animais, fica mais fácil de contribuir:

Não compre nenhum tipo de artesanato que tenha alguma parte retirada de animais, como penas, couro, etc.;

Não use roupas provenientes de pele de animais;

Observe que canários, maritacas e outras aves fazem parte das espécies de animais que sofrem com o tráfico de animais, portanto, oriente amigos e parentes que tenha o hábito de manter esses animais presos em gaiolas;

Denuncie sempre que perceber ações de maus tratos e manutenção de animais em cativeiro.

Curiosidade

Um estudo de pesquisadores australianos mostrou quais os fatores que devem ser levados em consideração no momento de escolher uma espécie animal para salvar da extinção. São eles: o custo para salvar a espécie, o quanto ela é economicamente útil e geneticamente diversificada, além da sua capacidade de sobrevivência.

(fonte: http://www.totalnews.com.br/Ciencia-e-Saude/estudo-ensina-prioridades-para-salvar-animais-da-extincao)


Fonte: http://www.smartkids.com.br/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

DIA DO LIVRO - 29 DE OUTUBRO

ED. INFANTIL


ENSINO FUNDAMENTAL: 1ª a 4ª SÉRIES

ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO

"Um país se faz com homens e livros".

Monteiro Lobato

O desenvolvimento de atividades relacionadas ao dia do escritor e ao dia do livro reside, sem dúvida, na importância das informações e no prazer que a leitura proporciona a todos. Relacionar essas duas datas é bastante adequado, uma vez que o livro não existe sem o escritor.

O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro. Essa data foi escolhida para a comemoração, considerando-se a data da fundação da Biblioteca Nacional (29/10/1810), por D. João VI. O grande acontecimento permitiu a popularização do livro, tornando mais fácil o acesso à leitura.

Além das datas já citadas, é fundamental lembrar que o dia 18 de abril foi escolhido para comemorar o Dia do Livro Infantil, por ser esse o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos precursores da obra literária infantil no Brasil.

Antes de iniciar qualquer atividade sobre as datas em questão, necessário se faz contextualizá-las, buscando explicar o motivo de seu surgimento, isso faz com que os alunos percebam a importância de se lembrar fatos marcantes da história do País.

As sugestões de atividades que seguem, encontram-se separadas por níveis de ensino, mas isso não impede que o professor as adapte para qualquer uma das faixas etárias, ou ainda, realize apenas parte delas.

Educação Infantil

- Promova momentos bastante estimulantes de contato com os livros. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.

Solicite aos alunos que, no dia determinado, tragam de casa uma almofada de que gostam muito, para ser utilizada nesta atividade.

O professor poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.

Uma variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura.

Outra possibilidade é o trabalho com livros que trazem apenas ilustrações e cujas histórias são criadas pelas próprias crianças. Isso poderá ser feito na Roda da Leitura, ou ainda em duplas, quando um aluno contará a história para outro colega e vice-versa.

Aproveite o programa diário "Sítio do Pica-pau Amarelo", baseado na obra de Monteiro Lobato, e questione os alunos sobre os personagens, o cenário onde as histórias se desenvolvem.

Se for possível providenciar alguns episódios da primeira versão do programa, passe-os para a turma e, na seqüência, mostre um episódio atual. Solicite que observem as semelhanças e diferenças.

Solicite que verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro Lobato e tragam para a escola.

Procure levar o maior número possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não esqueça de explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a literatura.

Faça uma enquete a fim de verificar qual o personagem preferido pela turma, ou ainda deixe que os alunos perguntem aos colegas de outras turmas.

Após o resultado final, determine o dia do personagem mais votado. Nesse dia, os alunos deverão se caracterizar da maneira mais semelhante ao personagem criado por Monteiro Lobato.

Não esqueça de fotografar e filmar as crianças para discutir com elas as várias formas encontradas para a caracterização.

Para saber mais sobre Monteiro Lobato acesse Lobato.

- Procure estabelecer contato com outras escolas, a fim de que seus alunos possam conhecer outras bibliotecas escolares, e ofereça o espaço da biblioteca de sua escola para que ela também seja visitada.

Esta atividade poderá ser precedida da elaboração de convites com a descrição de alguma atividade (leitura de alguma história escolhida pela turma para os visitantes) que será realizada na biblioteca.

Também, após a visita, os alunos poderão enviar aos colegas de outras escolas cartões de agradecimentos com sugestões de livros que já leram, ou ouviram a leitura e que julgaram interessantes.

- Existem personagens bastante marcantes, por apresentarem características que chamam a atenção dos leitores. Os escritores Mary e Eliardo França produziram algumas obras cujos personagens alegres e coloridos - Os Pingos - são a diversão da criançada.

Proponha o acesso ao link UOL, onde seus alunos poderão conhecer os autores, os personagens e ainda ouvir algumas histórias.

Na seqüência, leve-os à biblioteca, a fim de que procurem livros com desses personagens. É importante que o professor verifique antecipadamente a existência dos livros ou providencie-os em outras bibliotecas.

Após ler as histórias, proponha aos alunos a confecção dos Pingos com massa de modelar ou balões.

Ensino Fundamental - 1ª a 4ª série

- Promova visitas a livrarias e a bibliotecas de grande porte que existam em sua cidade. É fundamental que se verifique antes se há alguma programação especial (comumente organizadas por estas instituições) para que a turma possa participar.

Realize uma visita planejada, com instrutores dos próprios locais e, se possível, oriente seus alunos a se cadastrarem nessas bibliotecas, a fim de que possam realizar empréstimos posteriores.

Nas livrarias, os alunos poderão realizar um levantamento de preços de alguns livros que mais lhes chamaram a atenção e posteriormente voltarem com os pais para a aquisição.

A visita a livrarias e bibliotecas deve iniciar o mais cedo possível, pois, dessa forma, se desenvolverá o hábito da freqüência a esses locais.

- Explique aos alunos que, com o advento da Internet, alguns livros passaram a ser divulgados virtualmente, os chamados e-books. Oriente-os que acessem alguns dos endereços sugeridos a seguir, observando com atenção os personagens, o enredo, conhecendo os autores, etc.

Enchanted Forest
Estórias e descrição dos personagens.

Dorminhoca
Livro virtual infantil com possibilidade de comunicação (e-mail) com o autor.

UOL
Para conhecer a escritora Tatiana Belinky, suas obras e algumas histórias (com animação).

Ruth Rocha
Para conhecer a escritora Ruth Rocha, suas obras e algumas histórias (com animação).

UOL
História cujo final foi escolhido entre vários enviados por crianças.

Ipanema
Literatura infantil com texto de Marisa Prado e ilustrações de Ziraldo. É possível enviar comentário sobre a obra para autora e ilustrador.

Virtual books
O Rato Rogério - Não é preciso baixar o arquivo, basta que no final da página se escolha o botão Ler o livro, além disso, é possível conhecer um pouco do autor e da ilustradora e se corresponder com eles.

- O reconhecimento dos ambientes onde se desenvolve uma história são fundamentais para a posterior criação de novas histórias. Além dos ambientes, também a caracterização dos personagens é parte do processo de criação.

Proponha aos alunos que pesquisem na biblioteca da escola ou em casa, livros que possuam um mesmo personagem (bruxas, princesas, mães, animais, monstros, etc.) e determinem as características comuns a cada um desses personagens.

A seguir, oriente-os para que escolham um desses personagens e criem novas características para ele. O personagem deverá ser representado por meio de desenhos, ou confeccionado com material de sucata.

Para encerrar, os alunos deverão criar uma história com esse personagem, ilustrando-a de acordo com as situações descritas, observando as expressões faciais dos personagens.

Essas histórias deverão compor um livro coletivo da turma, que poderá ser reproduzido para ser entregue aos pais e amigos.

Para a entrega, organize uma sessão de autógrafos, em que os alunos assinam sua obra e fazem uma dedicatória aos visitantes.

Esta atividade, além de estimular a leitura, faz com que os alunos percebam que todos podem ser escritores.

- Proponha aos alunos a confecção de marcadores de livros, com materiais diversos e diferentes técnicas (dobradura, pintura, recorte e colagem de papéis, barbantes, ilustrações, etc.).

Os alunos poderão produzir uma quantidade maior de marcadores para presentear colegas de outras turmas.

No endereço abaixo, poderão ser encontradas algumas sugestões para a realização desta atividade.

Ensino Fundamental - 5ª a 8ª série

- Ao estimular o gosto pela leitura, a escola deve criar condições para que os alunos aprendam a cuidar dos livros, a organizá-los nas prateleiras, a mantê-los em bom estado. Não basta apenas oferecer bibliotecas com um acervo variado, se os alunos não se encontram preparados para utilizá-lo.

Solicite à turma que acesse o endereço sugerido abaixo e leia as dicas de como cuidar adequadamente dos livros:
TO

Oriente-os para que elaborem cartazes com dicas de como preservar o acervo da biblioteca. Esses cartazes deverão ser colocados na própria biblioteca e distribuídos por outros ambientes da escola.

- Proponha aos alunos a elaboração de uma galeria com a fotografia, e dados sobre a vida e as obras de escritores brasileiros.

Para isso, cada aluno poderá escolher um escritor, realizar a pesquisa e registrar os dados solicitados.

Os trabalhos poderão ser organizados em forma de uma linha do tempo, de acordo com a data de nascimento do escritor.

Se possível, realize a exposição dos trabalhos em um local próximo à biblioteca, ou ainda, deixe-os expostos nesse ambiente.

Abaixo, algumas sugestões de sites com biografias de escritores brasileiros:

Agir editora
Catálogo de obras e biografias de autores como Ariano Suassuna, Lygia Bojunga, etc.

Carlos Drummond

Moderna
Biografias de alguns escritores e suas obras

Leia Brasil

ONG que promove o estímulo à formação de leitores.

Possui uma grande lista de autores e suas biografias, bem como algumas entrevistas.

- Em todos os lugares existem escritores, alguns já famosos, outros anônimos. Procure valorizar os escritores da comunidade e convide-os para divulgarem suas obras e para uma entrevista.

Prepare o grupo para a realização da entrevista, lembrando-o de que é importante que busquem saber como iniciou a produção do escritor, qual o gênero preferido, qual o tempo necessário para cada tipo de produção, etc.

- Solicite aos alunos a elaboração de um jornal com sugestões de livros, indicações de acordo com faixas etárias diferenciadas, gêneros variados, bem como biografias de escritores.

Esse jornal poderá ser realizado semanalmente por grupos diferentes da turma e divulgado entre os alunos da escola, na biblioteca e ainda para pessoas da comunidade

- Proponha aos alunos a confecção de caixas de histórias. Cada caixa deverá conter um livro de literatura infantil, o cenário e os personagens correspondentes à história selecionada. Os personagens e cenário poderão ser confeccionados com material de sucata.

Essas caixas deverão ser utilizadas pelos alunos para contar histórias para as crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Para isso, leve todos os alunos para um espaço amplo da escola e organize pequenos grupos de crianças, para que possam ouvir os contadores de história.

Ensino Médio

Proponha aos alunos a leitura do texto "O futuro do livro na era digital", acessando o endereço: Terra

Após a leitura, promova um debate sobre o assunto, solicitando aos alunos que se

posicionem em relação aos aspectos positivos e negativos do advento dos e-books.

- Muitos são os prêmios entregues aos escritores brasileiros, entre os mais conhecidos, encontra-se o Prêmio Jabuti.

Esse prêmio, concedido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, foi criado em 1958 e é considerado o prêmio literário brasileiro mais importante da atualidade.

Neste ano, os finalistas do prêmio concorrem em 16 categorias como romance, literatura infantil e juvenil, "Livro do Ano", nas áreas de Ficção e Não-Ficção, produção gráfica, capa, tradução e ilustração, entre outras.

Para que os alunos conheçam mais sobre esse prêmio, os concorrentes e os vencedores, solicite que acessem Cbl e selecionem a seção Prêmios e Concursos.

Verifique com a turma se algum dos alunos leu alguma das obras premiadas, caso isso tenha acontecido solicite que comente.

Proponha à turma que selecione algumas dessas obras para a leitura e a realização de uma crítica literária que será relatada ao grupo.

- Proponha aos alunos o desafio de selecionar uma obra de um escritor brasileiro, realizar a leitura e resumí-la. Na seqüência, introduzir novos personagens na trama, de modo a criar versões pessoais para histórias clássicas.

Organize momentos em que a turma possa ouvir a nova versão criada por cada aluno. É importante que o aluno crie uma forma diferente de relatá-la ao grupo.

Se possível, filme as apresentações e discuta com o grupo os pontos positivos, bem como aqueles em que precisam avançar, em apresentações posteriores.

- Organize com os alunos uma campanha de arrecadação de livros para doação a instituições carentes. Essa campanha deverá ser planejada pelos alunos, que deverão pensar em formas de divulgação na própria escola e na comunidade, formas de coleta e armazenamento do material, bem como na entrega da doação.

Após selecionarem as instituições que receberão o material doado, os alunos poderão planejar atividades diferenciadas para a utilização desse material.

- Ações de voluntariado podem ser desenvolvidas com os alunos, que poderão tornar-se contadores de histórias em creches, orfanatos e até asilos.

Proponha aos alunos a seleção de alguns livros adequados a faixas etárias distintas, e a criação de formas de apresentá-los (leitura dramatizada, teatro, uso de fantoches, etc.).

Solicite que o próprio grupo escolha algumas instituições e planeje como será a apresentação, bem como com que freqüência essas visitas acontecerão.

O resultado desse tipo de atividade será extremamente gratificante para todos os envolvidos.

- Proponha aos alunos a comunicação virtual entre eles, enviando cartões com indicações de leituras, escritores e sites sobre o assunto.

É possível encontrar cartões específicos do dia do livro.

Texto para reflexão:
Kplus

Olhai os livros na estante
Gabriel Perissé

No dia 29 de outubro comemoramos o Dia Nacional do Livro.

E de tanto contemplar os livros do meu pequeno escritório, senti a irresistível vontade de fazer um sermão:

Brasileiras e brasileiros... olhai os livros por um instante! Celebremos o dia do livro nacional! Pensemos com carinho nesse objeto subjetivo, nessa fonte da eterna inquietude, nesse micro-universo feito de papel e letras.
Olhai os livros de banda, mais caros do que muitas vezes o nosso bolso pode agüentar. Olhai os milhões de leitores esperando o milagre da multiplicação das livrarias.
Olhai as editoras (mal) tratando o livro como bem comercial, o que nem sempre faz bem à literatura nacional.
Olhai os poucos livros que dizem tanto e os muitos que nada acrescentam (mas que mesmo assim são livros, e merecem um olhar de amor, de compaixão).
Olhai os livros, portanto, sabendo que nas listas dos mais vendidos é possível encontrar "livros" com fotos de leões cansados, patos perplexos, porquinhos simpáticos, livros coisa nenhuma - enquanto outros, nas prateleiras baixas das estantes escondidas, guardam segredos que nos tornariam mais humanos.
Olhai os livros nos sebos, contai os livros nos dedos, amai os livros inteiros, amontoai os livros no quarto, na sala, no vosso banheiro!
Olhai os livros e vede: não falam, nem ouvem, e no entanto fazem o leitor mais eloqüente e mais atento ao mundo que o cerca. (E ao mundo que abriga em seu peito.)
Olhai os livros e vede: não cantam, não voam, e no entanto fazem o leitor espantar os males, sobrevoar terras e mares.
Olhai os livros e escolhei os que intensificam a vossa personalidade.
Olhai os livros e comprai os que podem trazer poesia para a prosa do vosso dia-a-dia.
Olhai os livros num canto, à espera de serem "ligados" pela nossa inteligência e imaginação.
Olhai os livros enquanto há tempo, pois chegará um tempo em que poderão se esgotar.
Olhai os livros mal traduzidos, mal revisados, mal distribuídos, mal prefaciados.
Olhai os livros abandonados e esquecidos, os livros menosprezados, empilhados no escuro, por cupins corroídos.
Olhai os livros em paz, mesmo que estejamos em guerra.
Olhai os livros apocalípticos, os poéticos, os livros que nos alegram ou deprimem, os livros que nos livram de todo mal.
Olhai os livros na estante, esse artigo de primeiríssima necessidade!

Saiba mais:

Escaleno
Na seção 2, Poesias animadas e na seção 8, Livros Infantis (histórias e ilustrações)

Canal kids
Alguns livros infantis, suas histórias e ilustrações

Canal kids
Alguns personagens marcantes da literatura infantil (O Menino Maluquinho, Pequeno Príncipe,etc.)

Caracol.imaginário
Contos e fábulas

Doce de letra

Academia

Escola de escritores
Campanha plante um livro

Companhia das letras

Kplus
Entrevista com Ziraldo

Atual editora
Livros didáticos e literários

Vila
Seção Projetos - Selecionar o Projeto Críticas Literárias 2000, que mostra o trabalho de resenhas,

críticas de alunos de 5ª série.

Capitu
Dedicado aos interessados em literatura brasileira, este site reúne notícias, trechos de livros,
artigos e grupos de discussão sobre o assunto

Fonte: www.miniweb.com.br

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO - 28 DE OUTUBRO

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO


O dia 28 de outubro é dedicado ao funcionário público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.

Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.

DIA DO LIVRO - 29 DE OUTUBRO

LIVROS


Dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, e realmente é um dia a se comemorar, pois o livro trás informação, conhecimento, divertimento e fantasia, muitas vezes transformando positivamente a vida das pessoas. O dia foi escolhido porque em 29 de outubro de 1810 ocorreu a fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro e com certeza foi um marco para a literatura no Brasil, que passou a contar com obras importantes para consulta.
Um mundo de sonhos, informação e conhecimento!

Quando abrimos um livro sempre há surpresas e emoções. Você já reparou que quando começamos a ler nossa imaginação vai longe? Entramos em castelos, vivemos grandes aventuras e levamos grandes sustos também!

Na escola, os livros algumas vezes podem não ser tão divertidos, mas trazem muita informação e novos conhecimentos. Além do mais, isso vai depender da forma com lemos esses livros, pois não é difícil criarmos histórias lendo conteúdos escolares. Você já experimentou? Vale a pena, pois fica muito mais fácil para compreender o conteúdo!

O livro no Brasil tem história...

Tudo começa com a chegada a família real ao Brasil, em 1808... D. João IV ordena a instalação da Imprensa Régia e com ela foi publicado o primeiro jornal brasileiro, a Gazeta do Rio de Janeiro e também o primeiro livro, Marília de Dirceu, romance de Tomás Antonio Gonzaga.

Nesta época a diferença entre a população pobre e a elite era evidente: 84% da população não sabia ler e a minoria pertencente a elite era culta e com acesso à educação.

A influência francesa era grande e dois irmãos, Laemmert e Garnier, destacaram-se pela ampliação do campo editorial. Fundaram uma livraria, a Livraria Universal e uma tipografia, também chamada de Typografia Universal. Publicaram almanaques, clássicos da literatura, dicionários, coleções, obras técnicas e acadêmicas, tornando-se responsáveis pelas primeiras publicações de qualidade no Brasil.

Aos poucos os autores brasileiros foram ganhado espaço e sendo mais valorizados. Registrando o maior sucesso editorial do início do século XX, Graça Aranha escritor natural do Maranhão, escreveu Canaã. Em seguida vieram Euclides da Cunha, Machado de Assis e tantos outros que fizeram história na literatura brasileira.

Mas e a literatura infantil?

Inicialmente as histórias infantis não eram escritas, mas somente contadas e eram criadas pelas próprias mães que tinham necessidade de se comunicar com seus filhos e contar a respeito das coisas que os rodeavam.

O início da literatura infantil ocorreu entre os anos de 1628 e 1703, com os títulos: , "O Barba Azul" (Perrault)”, "A Gata Borralheira"(Irmãos Grimm), “O Patinho Feio” (Andersen) entre outros.

No Brasil a literatura infantil começou a se desenvolver as obras “Contos seletos das mil e uma noites” (Carlos Jansen) e “Contos da Carochinha” (Figueiredo Pimentel).

Mas foi Monteiro Lobato quem marcou mesmo a literatura infantil brasileira. Quem não conhece o “Sítio do Pica-pau Amarelo”, a boneca de pano Emília e o Visconde de Sabugosa, nobre personagem das histórias de Lobato que saiu de um sabugo de milho. Esses com certeza já entraram para a história!

Outros escritores que marcam presença em nosso país é Ziraldo e Ana Maria Machado. Veja suas obras:

Ziraldo: “O Menino Maluquinho”, “A bonequinha de pano”, “Este mundo é uma bola”, “Uma professora muito maluquinha”.

Ana Maria Machado: “A Grande Aventura de Maria Fumaça”, “A Velhinha Maluquete”, “O Natal de Manuel”.

E agora os livros eletrônicos!

Os livros eletrônicos, ou e-books, representam uma tecnologia que tende a crescer cada vez mais. Disponíveis para download, geralmente são gratuitos ou muito baratos. Há portais independentes ou subsidiados, como o Domínio Público ( http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp ) do Ministério da Educação, que já nos primeiros três meses de lançamento contava com 6,2 milhões de acessos.

Cuide bem de seus livros!

Algumas dicas para você cuidar de seus livros:

Não manuseie com as mãos sujas;

Não rabisque a capa ou as folhas;

Não rasque, nem arranque folhas;

Não apóie o cotovelo no livro;

Não coloque entre as páginas objetos mais espessos que o papel;

Não dobre o canto das folhas;

Não use saliva para virar as folhas;

Não coma, nem beba próximo aos livros.

Curiosidade: Dedicação as livros

Monteiro Lobato começou a escrever aos 14 anos, quando publicou sua primeira crônica para o jornal "O Guarani". Em 1919 criou sua primeira editora, a Monteiro Lobato & Cia. Sabendo da importância dos livros e da leitura, distribuiu lotes de livros, junto com uma carta, para as poucas livrarias que existiam no país, oferecendo o produto consignado e uma porcentagem nas vendas. Foi então que nasceu sua célebre frase "Um país se faz com homens e livros".
(fonte: Guia dos Curiosos)

Fonte: http://www.smartkids.com.br/

domingo, 25 de outubro de 2009

Aniversário de Goiânia

Parabéns Goiânia pelos seus 76 anos!!!



Monumento às 3 raças está localizado no centro de Goiânia, Praça Cívica. A escultura é uma homenagem à miscigenação entre as etnias branca, negra e indígena, simbolizando a mistura de raças e culturas, que deu origem ao povo brasileiro e goiano. Pesando aproximadamente trezentos quilos e com sete metros de altura, a obra foi esculpida em bronze e granito por Neusa Morais, em 1968.











Monumento à Paz




Jardim Botânico


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

São Francisco de Assis

Pedimos-Te


Grande Artífice da verdade!...
aqui estamos nesta casa do teu coração, como sermos penitentes em busca da perfeição, e queremos encontrar os meios, que nos fogem da razão.

Pedimos - Te a paz, Senhor, mas que ela não nos venha com a feição da preguiça.

Pedimos - Te a luz, mas não permitas, Senhor, que ela nos leve a cruzar os braços nos confortos das claridades.

Pedimos - Te, Senhor, a que nos ajude a perdoar, sem nos afastar daqueles que, por vezes, nos ofenderam.

Pedimos - Te, Grande Força do Universo, Amor, mas muito amor, sem que ele exija algo de alguém.

Pedimos - Te, Senhor, que nos de o pão de cada dia, sem que este pão nos leve ao egoísmo, e que possamos reparti-lo com os que tem fome.

Pedimos - Te, Senhor, consolação, porém, que nos ajudes também a consolar os tristes e os desesperados, todos os dias.

Pedimos - Te, meu Deus, Deus nosso, que a saúde se instale em nós, mas que não nos esqueçamos de ajudar os enfermos.

Pedimos - Te, Senhor, o teto, mas, ajuda-nos a abrir as nossas portas aos desabrigados.

Pedimos - Te a Tua companhia permanente, todavia, ajuda-nos a acompanhar os deserdados, os órfãos, os atormentados, os viciados, os criminosos, os famintos da Tua Luz, porque sabemos que, sem este convívio, de nada nos valer pedir-Te o que almejamos.

Jesus, abençoa a nossa razão e clareia o nossos sentimentos, no afã de sentirmos a luz da Verdade e multiplicá-la pela presença dos nossos exemplos.

Maria Santíssima, seja a nossa luz para que o Amor brilhe dentro de nós como o Sol da vida.

Abençoa nós todos, os nossos familiares, a humanidade inteira, os pássaros, os peixes, os animais e a Terra em que vivemos.

Fonte: http://www.angelfire.com/

Oração da Paz (Oração de São Francisco)

Senhor,


Fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver duvida, que leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,

Fazei que procure mais consolar, que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que vive para a vida eterna.


Fonte: http://www.angelfire.com/

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

13.º WORKSHOP ALMANAQUE NA ESCOLA

Almanaque (O Popular)

Data: 09/10/2009


Programação

- Distribuição de pastas e material
- Abertura
Luiz Fernando Rocha Lima - diretor de jornalismo da Organização Jaime Câmara
Milca Severino Pereira - secretária de Estado da Educação
- Apresentação da dupla Mauri e Xexéu
- Mesa-redonda com os autores Adriana Mendonça, Augusta Faro, Cleidna Landivar, Christie Queiroz, Leandro Resende, Maria Regino, Miguel Jorge, Nilton Murce, Valéria Belém, Yêda Marquez e Diane Valdez.
- Intervalo - cofee-break
- Mesa-redonda (continuação) e perguntas
- Resultado e premiação do Concurso Almanaque em Sala
- Encerramento com sorteio de kits O Boticário entre os presentes, livros e outros; entrega de brindes O Boticário e de certificado de participação
- Encerramento

Participar deste Workshop foi excelente, pois pude conhecer pessoalmente estes autores que escrevem para o público infanto-juvenil e até mesmo para o público adulto, e pude também trocar algumas ideias com os participantes sobre como desenvolver atividades na Sala de Leitura e minimizar as dificuldades que encontramos num universo antes exercido totalmente por pedagogos e que no momento atual tem também exercendo esta função o pessoal do administrativo.

Como trabalho com o Almanaque na escola foi importante ouvir todos aqueles que escrevem ou já escreveram para este suplemento para entender melhor suas histórias e o que os levaram a atuar neste seguimento.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

DEUS



Para termos Sabedoria devemos ter, sobretudo, oração e a leitura diária da Palavra de Deus que é viva e nos diz alguma coisa todos os dias. E, como Salomão, quero pedir o revigorar do dom da Sabedoria que Deus nos deu no baptismo. Este mundo está cheio de espinhos! Precisamos mesmo da Sabedoria ... de Deus.


“Pai! Não Te peço mais nada! Só peço a Tua Sabedoria, para que Te possa louvar e amar cada vez mais nos outros! Amén”

Publicada por Maria João em 12.10.09



Mensagem 2 de Outubro de 2009
“Queridos Filhos, enquanto vos olho, o Meu Coração se aperta na dor. Aonde andais, filhinhos meus? Estais tão mergulhados no pecado que não conseguis parar? Vós justificai-vos com o pecado e viveis segundo ele. Ajoelhai-vos diante da Cruz e olhai o meu Filho. Ele venceu o pecado e morreu para que vós, filhos meus, vivais. Permiti que Eu vos ajude para que não morrais, mas vivais com Meu Filho para sempre. Vos agradeço.”

Mensagem 25 de Setembro de 2009
“Queridos filhos, trabalhar com alegria e persistência na vossa conversão. Oferecei todas as vossas alegrias e tristezas ao meu Imaculado Coração para que Eu possa levar-vos todos a meu Filho Amado, para que no Seu Coração encontreis a alegria. Eu estou convosco para vos ensinar e vos levar para a eternidade. Obrigada por terdes correspondido ao meu apelo."

Publicada por Maria João em 7.10.09

Fonte: deusemtudoesempre.blogspot.com


Como posso saber qual a vontade de Deus para minha vida?


Pergunta: "Como posso saber qual a vontade de Deus para minha vida?"

Resposta: Há duas chaves para se conhecer a vontade de Deus para uma dada situação: (1) Certifique-se de que o que você está pedindo ou pensando em fazer não é algo que a Bíblia proíbe. (2) Certifique-se de que o que você está pedindo ou pensando em fazer irá glorificar a Deus e ajudá-lo a crescer espiritualmente. Se estas duas coisas forem verdade e Deus, ainda assim, não está dando o que você está pedindo – então provavelmente não é da vontade de Deus que você tenha o que está pedindo. Ou, talvez, você somente precise esperar um pouco mais por isso. Conhecer a vontade de Deus é, às vezes, difícil. As pessoas querem que Deus, basicamente, diga a elas o que fazer – onde trabalhar, onde morar, com quem se casar, etc. Romanos 12:2 nos diz: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Deus raramente dá às pessoas informações assim tão diretas e específicas. Deus permite que façamos escolhas em relação a estas coisas. A única decisão que Deus não quer que tomemos é a decisão de pecar ou resistir à Sua vontade. Deus quer que façamos escolhas que estejam em conformidade com sua vontade. Então, como saber qual a vontade de Deus para você? Se você estiver caminhando junto ao Senhor e verdadeiramente desejar a vontade dEle para sua vida – Deus colocará Sua vontade em seu coração. A chave é desejar a vontade de Deus, não a sua própria. “Deleita-te também no SENHOR, e ele te concederá o que deseja o teu coração” (Salmos 37:4). Se a Bíblia não se coloca contra algo, e este algo pode verdadeiramente beneficiá-lo espiritualmente – então a Bíblia dá a você a “permissão” de tomar decisões e seguir seu coração.


Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.

Efésios 2:8-9

Se, com a tua boca, confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressucitou dentre os mortos, serás salvo.
Romanos 10:9

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.
Romanos 5:8
Fonte: http://www.gotquestions.org/

Cabeça Oca (Christie Queiroz)

Cabeça Oca, do cartunista Christie Queiroz, ganha coleção de tiras

Por Marcus Ramone (10/06/2004)

O irrequieto e traquina Cabeça Oca é um misto de Pimentinha e Calvin, com influências mais fortes e notórias deste último. Inteligente, mas ingênuo como toda criança, o garoto utiliza todo o seu extenso tempo disponível para curtir super-heróis, jogar bola e, entre uma coisa e outra, testar a paciência dos pais, provocar a amiguinha Vânia e discutir com o inseparável Pião.



Gerado nas lembranças de infância de seu criador, o quadrinhista goianiense Christie Queiroz, o personagem é sucesso absoluto há 15 anos nas tiras do jornal O Popular, de Goiás, e no Jornal de Tocantins.

No final do ano passado, o autor lançou os álbuns Elétrico, neurótico e sem juízo e Viver bem é bom, mas dá trabalho, os dois primeiros volumes da Coleção Cabeça Oca, que reúne as tiras publicadas nos jornais. O projeto foi realizado por intermédio da Lei Goyazes de incentivo à cultura.

Com encadernação brochura e excelente acabamento gráfico, os álbuns invadiram as prateleiras de comics shops e livrarias de Brasília, Palmas, Anápolis e outras localidades próximas, e também se encontram à venda para todo o Brasil no site da Som Livre.



Os volumes 3 e 4 (respectivamente, Um Super dentro de mim e Mariana chegou) serão lançados em setembro.

Mas o avanço do Cabeça Oca no Brasil não pára por aí. A Casa Publicadora Editorial, de São Paulo, vai utilizar uma história do personagem em um livro didático da 1ª série. Ele vai estar ao lado de figurões como Mônica, Menino Maluquinho, Hagar, Calvin e Snoopy.


Fonte: http://www.universohq.com/

Crianças e Adolescentes Desaparecidos



No Brasil não existem dados oficiais que determinem a quantidade de crianças e adolescentes desaparecidos anualmente, contudo, dos casos registrados, um percentual de 10 a 15% permanecem sem solução por um longo período de tempo, e, às vezes, jamais são resolvidos. Visando dar visibilidade a esta problemática a Secretaria Especial de Direitos Humanos, desde 2002, constituiu uma rede nacional de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos, com o objetivo de criar e articular serviços especializados de atendimento ao público e coordenar um esforço coletivo e de âmbito nacional para busca e localização dos desaparecidos. Hoje temos cadastrados no site da ReDesap 1.247 casos de crianças e adolescentes desaparecidos no país. Desde sua criação já foram solucionados 725 casos, sendo que se constatou que uma das causas mais comuns de desaparecimento é a fuga do lar por conflito familiar.





O cadastramento dos casos é realizado pelas agências executoras da rede, composto por 45 entidades em todo o território nacional, sendo a grande maioria delas Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente. Além do site, parcerias realizadas com a Caixa Econômica Federal, dos Transportes e Correios ampliam os canais de divulgação permitindo a diversificação de públicos que recebem as informações.Assim a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, através da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente/ SPDCA, contando com o suporte tecnológico do Ministério da Justiça, vem promovendo a divulgação de diversos casos de crianças e adolescentes desaparecidos em todo o território nacional.

Divulgue fotos de Desaparecidos em seu Sitio Click Aqui.

Fonte: http://www.desaparecidos.mj.gov.br/


Obs.: Se cada cidadão brasileiro fizer a sua parte e contribuir para diminuir o sofrimento do próximo, acredito que o nosso país será muito  melhor.
(Rosangela)

Cobra Norato


Os alunos pintaram o desenho da Cobra Norato para expor no evento da Diversidade Cultural na Escola. Nós recortamos o desenho para ficar com o formato de uma cobra e eu as coloquei num galho seco de uma árvore como podem ver na figura.

Cobra Norato





No paraná do Cachoeiri, entre o Amazonas e o Trombetas, nasceram Honorato e sua irmã Maria, Maria Caninana.

A mãe sentiu-se grávida quando banhava no rio Claro. Os filhos eram gêmeos e vieram ao mundo na forma de duas serpentes escuras.

A tapuia batizou-os com os nomes cristãos de Honorato e Maria. E sacudiu-os nas águas do Paraná porque não podiam viver em terra.

Criaram-se livremente, revirando ao sol os dorsos negros, mergulhando nas marolas e bufando de alegria selvagem. O povo chamava-os: Cobra Norato e Maria Caninana.

Cobra Norato era forte e bom. Nunca fez mal a ninguém. Vez por outra vinha visitar a tapuia velha, no tejupar do Cachoeiri. Nadava para a margem esperando a noite.

Quando apareciam as estrelas e a aracuã deixava de cantar, Honorato saía d’água, arrastando o corpo enorme pela areia que rangia.

Vinha coleando, subindo, até a barranca. Sacudia-se todo, brilhando as escamas na luz das estrelas. E deixava o couro monstruoso da cobra, erguendo-se um rapaz bonito todo de branco. Ia cear e dormir no tejupar materno. O corpo da cobra ficava estirado junto do Paraná. Pela madrugada, antes do último cantar do galo, Honorato descia a barranca, metia-se dentro da cobra que estava imóvel. Sacudia-se. E a cobra, viva e feia, remergulhava nas águas do Paraná.

Volta a ser a Cobra Norato.

Salvou muita gente de morrer afogada. Direitou montarias e venceu peixes grandes e ferozes. Por causa dele a piraíba do rio Trombetas abandonou a região, depois de uma luta de três dias e três noites.

Maria Caninana era violenta e má. Alagava as embarcações, matava os náufragos, atacava os mariscadores que pescavam, feria os peixes pequenos. Nunca procurou a velha tapuia que morava no tejupar do Cachoeiri.

No porto da Cidade de Óbidos, no Pará, vive uma serpente encantadora, dormindo, escondida na terra, com a cabeça debaixo do altar da Senhora Sant’Ana, na igreja que é da mãe de Nossa Senhora.

A cauda está no fundo do rio. Se a serpente acordar, a Igreja cairá. Maria Caninana mordeu a serpente para ver a Igreja cair. A serpente não acordou, mas se mexeu. A terra rachou, desde o mercado até a Matriz de Óbidos.

Cobra Norato matou Maria Caninana porque ela era violenta e má. E ficou sozinho, nadando nos igarapés, nos rios, no silêncio dos paranás.

Quando havia putirão de farinha, dabucuri de frutas nas povoações plantadas à beira-rio, Cobra Norato desencantava, na hora em que os aracuãs deixam de cantar, e subia, todo de branco, para dançar e ver as moças, conversar com os rapazes, agradar os velhos.

Todo mundo ficava contente. Depois, ouviam o rumor da cobra mergulhando. Era madrugada e Cobra Norato ia cumprir seu destino.

Uma vez por ano Cobra Norato convidava um amigo para desencantá-lo. Amigo ou amiga. Podia ir na beira do Paraná, encontrar a cobra dormindo como morta, boca aberta, dentes finos, riscando de prata o escuro da noite: sacudir na boca aberta três pingos de leite de mulher e dar uma cutilada com ferro virgem na cabeça da cobra, estirada no areião.

Cobra fecharia a boca e a ferida daria três gotas de sangue. Honorato ficava só homem, para o resto da vida.

O corpo da cobra seria queimado. Não fazia mal. Bastava que alguém tivesse coragem.

Muita gente, com pena de Honorato, foi, com aço virgem e fresquinho leite de mulher, ver a cobra dormindo no barranco. Era tão grande e tão feia que, dormindo como morta, assombrava.

A velha tapuia do Cachoeiri, ela mesma, foi e teve medo. Cobra Norato continuou nadando e assobiando nas águas grandes, do Amazonas ao Trombetas, indo e vindo, como um desesperado sem remissão.

Num putirão famoso, Cobra Norato nadou pelo rio Tocantins, subindo para Cametá. Deixou o corpo na beira do rio e foi dançar, beber e conversar.

Fez amizade com um soldado e pediu que o desencantasse. O soldado foi, com o vidrinho de leite e um machado que não cortara pau, aço virgem. Viu a cobra estirada, dormindo como morta. Boca aberta. Sacudiu três pingos de leite entre os dentes. Desceu o machado, com vontade, no cocuruto da cabeça. O sangue marejou. A cobra sacudiu-se e parou.

Honorato deu um suspiro de descanso. Veio ajudar a queimar a cobra onde vivera tantos anos. As cinzas voaram. Honorato ficou homem. E morreu, anos e anos depois, na Cidade do Cametá, no Pará.

Não há nesse rio e terras do Pará quem ignore a vida da Cobra Norato. São aventuras e batalhas.

Canoeiros, batendo a jacumã, apontam os cantos, indicando as paragens inesquecidas:

“Ali passava, todo dia, a Cobra Norato...”.


Fontes: Suplemento Almanaque
            www.terrabrasileira.net/folclore

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Minha mãe


Esta é a minha querida mãe Erotides. Com ela aprendi tudo o que sei. E tem uma frase que ela me disse uma vez que é a seguinte: "o estudo minha filha, ninguém rouba de você." E é verdade. Pode nos levar tudo, menos o conhecimento que adquirimos durante anos e anos de estudos. Obrigada!

PRA MINHA MÃE
(Alessandra Samadello)

Foi num dia especial que Deus me deu você de presente;
Eu não conseguia ver, mas já podia ouvir claramente;
Foi então que senti sua mão me afagar, sua voz me acalmar pra dormir;
Seu amor me abraçou, seu calor me aqueceu;
Já então percebi que você era tudo pra mim.

Você é amor, você é calor, você é a brisa da manhã;
Você é a luz, a mão de Jesus guiando meus passos com amor.
Você me traz carinho e paz, você me ensina a caminhar;
Só posso dizer: eu amo você e vou sempre amar.

Sei que um dia vou partir e pelo mundo irei como gente,
E vou crescer e aprender como viver e ser diferente;
Mas eu vou me lembrar das lições que aprendi e das coisas que eu vi com você.
Vou sozinho andar, mas seus sonhos terei;
Na saudade do adeus as lembranças do amor levarei.

Você é amor, você é calor, você é a brisa da manhã;
Você é a luz, a mão de Jesus guiando meus passos com amor.
Você me traz carinho e paz, você me ensina a caminhar;
Só posso dizer: eu amo você e vou sempre amar.(3x)





A minha mãe


Não tenho, com este pequeno escrito, a mínima pretensão de explicar o que significa a minha mãe para mim, era aliás, impossível fazê-lo, a palavra mãe é uma palavra demasiado minúscula, para tamanho significado. Três letras nunca podem representar um sentimento tão bonito e verdadeiro, como aquele que sei, ela nutre por mim.

Dizer que é a melhor amiga é sempre redutor, mas parte da verdade, não se pode desassociar a palavra amiga da palavra mãe, nunca ninguém nos quererá tão bem como um ser que nos gerou e criou dentro dela.

Dizer que é a melhor mãe do mundo é falso, porque felizmente não conheço mais nenhuma e na realidade espero sinceramente que não seja a melhor mãe do mundo, até porque eu não sou de certeza a melhor filha e estaríamos em desigualdade, eu sou o melhor que sei e ela é muito mais do que sabe ser…

A minha mãe é aquela pessoa, inigualável, que só de sorrir já me faz bem, adjectivá-la seria sempre reduzi-la ao que as palavras permitem e ela é muito mais do que se pode descrever.

Tenho por ela o amor todo que só uma filha consegue ter e mais a admiração possível, por um ser tão fantástico que além de me dar vida, ainda me faz viver bem e melhor todos os dias.

Não pretendo com isto, apelar à lágrima, homenagear, ou de certa forma emocionar quem me lê, até porque espero, as vossas mães sejam especiais e únicas como a minha.

Não é porventura, a mais linda do mundo, a mais elegante, a mais amorosa, a mais simpática, um exemplo de mãe, nem precisa, porque é a minha e poder utilizar este pronome juntamente com a apalavra mãe, dá-me um orgulho que mal me cabe no peito.

Acho que há medida que a vida vai passando, vamos percebendo mais conscientemente o valor que a mãe representa para nós, o porto de abrigo que afinal sempre foi e nós se calhar nunca quisemos aproveitar, perceber.

A relação com a minha mãe, passou há muito tempo a cumplicidade, ou a típica relação mãe/filha, é uma linguagem de olhares, toques, emoções, nunca precisarei pedir-lhe nada que ela não soubesse já que eu o necessitava, nunca deixarei de ter algo que ela pudesse dar-me.

A intensidade da nossa relação mede-se pelo tempo de que dispomos juntas e fazemos questão de aproveitar ao máximo da melhor maneira, seja com lágrimas ou com sorrisos, porque nunca me vai saber melhor chorar ou rir com alguém do que com ela, a nossa relação é imortal, a morte será demasiado vã para terminar com algo de tão belo e genuíno, como é o nosso termo-nos.

Quem tem uma mãe que é assim, simplesmente mãe, imensamente mãe, como a minha, é com certeza uma pessoa privilegiada…

Não é dia da mãe, bem sei, mas as mães, tal como tudo, nunca precisarão de um dia para que lhe possamos dizer, o quão bem nos fazem… obrigada mãe…

Fonte: veropiacere.blog.sapo.pt


O melhor amigo do homem






Este é o meu melhor amigo. O nome dele é Nemo.
(Rosangela)



O MELHOR AMIGO DO HOMEM


Desde tempos remotos, o cão é considerado pela maioria dos criadores como o seu melhor amigo. Talvez seja, porque é uma relação recíproca, tanto da parte dos criadores como do cãozinho. Isto vale também para a pessoa que tem seu bichinho em casa.

Se bem tratado, tanto na alimentação, cuidados com a higiêne , saúde e principalmente o carinho, você terá com certeza um aliado.

É muito gratificante você ver a alegria do seu cãozinho, seja lá a raça e tamanho, quando você chega em casa e ele pula, roda em sua volta, late, demonstrando que está feliz. Para quem gosta de vê-los assim, também é uma alegria, pena que algumas pessoas não têm essa consciência e muitas vezes, descuidam de seus animais, abandonam e por vezes até judiam.

Hoje em dia, graças a pessoas que se envolvem em alguns projetos, pensando na melhoria de vida desses animais, muito são resgatados das mãos daquelas pessoas que não estão nem aí com eles.

Cães que choram ou latem quando estão sozinhos em casa fazem isto por puro sofrimento, isto acontece com aqueles que passam muito tempo sozinhos. Para que eles possam aliviar o estresse e a tensão que sentem, então procuram correr, latir, roer, cavar, pois, são animais que precisam de convívio social, ou seja, precisam da companhia de outros cães e pessoas.

Para você conhecer melhor o comportamento do seu cão, existem alguns livros como por exemplo: Treine seu cão - Manual Completo da Editora Globo, dos autores Bruce Fogle e Patricia Holden White com tradução de Evelyn Kay Massaro contendo 176 páginas para você aprender como lidar com seu cão. Existem também vários produtos para esses incríveis bichinhos à venda nos Pet Shop espalhados pela cidade, bairros, etc. São tantos os produtos, tantas as variedades que você fica encantado, roupinhas, caminhas, biscoitos, palitinhos sem corantes, conservantes ou sabores aritificiais, osso de rótula durável e atraente para cães de médio e grande porte sendo mais macio que o osso de canela, também dura bastante e outros tantos produtos.

A VACINAÇÃO É A GARANTIA DA SAÚDE NO FUTURO E MENTE MENOS GASTOS

Muitos filhotes de cães adoecem e morrem por não haver sido vacinado. Portanto, vacinar é um investimento na saúde de seu cão.

Mantenha atualizada a carteira de vacinação do seu cachorro.

Escrito por: Sonia

Suas palavras são importantes - Envie sua história - ou dê um significado para uma palavra.

Fonte: http://www.viaki.com/

Edições do livro Menina bonita do laço de fita









Diversidade Cultural


Eu apresentei com alguns alunos da Escola o teatrinho da Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado) no evento sobre a Diversidade Cultural. Como vocês podem ver ficou lindo. Parabéns aos alunos participantes que deram um show de interpretação.

Menina bonita do Laço de Fita Para saber mais sobre as edições,


clique sobre as imagens


O livro Menina Bonita do Laço de Fita é, junto com o Bisa Bia, Bisa Bel, um dos livros mais premiados e traduzidos da obra de Ana Maria Machado. Assim como o Bisa Bia, ele também é uma fonte aparentemente inesgotável de experiências vividas pelos leitores, como a Ana conta nesse trecho de uma palestra dada em setembro de 1996, no Congresso da Sociação de Literatura Infantil em Montevidéu e reproduzida na íntegra no livro Contracorrente.


As professoras da Secretaria de Estado de Educação, na cidade do Gama/DF, Marluce Paula de Oliveira Martins e Lucimeire dos Passos Costa criaram esse avental de feltro com os personagens do livro em homenagem à Ana Maria e sua Menina Bonita.

Até uma música, que as crianças não param de cantar, foi composta dentro do trabalho com o livro.



Com a palavra, Ana Maria Machado:

“Este livro, para mim, é uma história que surgiu a partir de uma brincadeira que eu fazia com minha filha recém-nascida de meu segundo casamento. Seu pai, de ascendência italiana, tem a pele muito mais clara do que a minha e a de meu primeiro marido. Portanto, meus dois filhos mais velhos, Rodrigo e Pedro, são mais morenos que Luísa. Quando ela nasceu, ganhou um coelhinho branco de pelúcia. Até uns dez meses de idade, Luísa quase não tinha cabelo e eu costumava por um lacinho de fita na cabeça dela quando íamos passear, para ficar com cara de menina. Como era muito clarinha, eu brincava com ela, provocando risadas com o coelhinho que lhe fazia cócegas de leve na barriga, e perguntava (eu fazia uma voz engraçada): “Menina bonita do laço de fita, qual o segredo para ser tão branquinha?” E com outra voz, enquanto ela estava rindo, eu e seus irmãos íamos respondendo o que ia dando na telha: é por que caí no leite, porque comi arroz demais, porque me pintei com giz etc. No fim, outra voz, mais grossa dizia algo do tipo: “Não, nada disso, foi uma avó italiana que deu carne e osso para ela...” Os irmãos riam muito, ela ria, era divertido. Um dia, ouvindo isso, o pai dela (que é músico) disse que tínhamos quase pronta uma canção com essa brincadeira, ou uma história, e que eu devia escrever. Gostei da idéia, mas achei que o tema de uma menina linda e loura, ou da Branca de Neve, já estava gasto demais. E nem tem nada a ver com a realidade do Brasil. Então a transformei numa pretinha, e fiz as mudanças necessárias: a tinta preta, as jabuticabas, o café, o feijão preto etc.



Ilustração de Hélène Moreau para a edição da Vents dáilleurs

"Ainda por cima, a mãe gostava de fazer trancinhas no cabelo dela e enfeitar com laço de fita colorida. Ela ficava parecendo uma princesa das Terras da África, ou uma fada do Reino do Luar."

O livro faz muito sucesso e foi traduzido em vários países. Onde, evidentemente, foi encontrando leituras ideológicas distintas e variadas.

Na América Latina, região acostumada a misturas e mestiçagens, teve a honra de ser recomendado e incluído em premiações e seleções de melhores obras na Venezuela, na Colômbia, na Argentina.

Na Suécia, também teve uma recomendação especial nas bibliotecas públicas, como um exemplo de convívio multicultural e pluriétnico.

Em outro país nórdico, na Dinamarca, uma funcionária muito militante, do setor de bibliotecas, o condenou e recomendou que as bibliotecas não o comprassem, porque o livro sugere que negros e brancos vivam em paz como bons vizinhos, sem que os negros lutem por seus direitos e façam valer suas reivindicações daquilo que a sociedade lhes nega. Para ela, o livro seria uma desmobilização da luta e uma incitação ao conformismo.


Ilustração de Alberto Llinares Martin para a Revista Alegria, da Editora Abril


"-Menina bonita do laço de fita, qual é o teu segredo pra ser tão pretinha?
A menina não sabia, mas inventou:
-Ah, deve ser porque eu comi muita jaboticaba quando era pequenina."

Nos Estados Unidos, num debate com professoras primárias em Wisconsin, uma delas pediu a palavra e disse que achava espantoso que eu tivesse a coragem de associar numa mesma história uma menina negra e um coelho, quando todos sabem que o coelho é um símbolo de promiscuidade sexual e proliferação e que essa associação era ofensiva aos negros. Mesmo se levássemos em conta que eu sou latina e que essas questões de promiscuidade não nos assustam tanto em nossa cultura, De tão estupefata, fiquei sem reação no primeiro instante, e não sabia o que responder. O que foi muito bom, porque meu silêncio permitiu que outra professora, e esta era negra, me defendesse frente à primeira, branca e loura. Contou que seus alunos tinham lido o livro e ficaram encantados, adoraram se reconhecer como bonitos e donos de um padrão invejável de beleza, capaz de obcecar um amiguinho branco.

No norte do Brasil, numa livraria de Belém, apresentou-se a mim uma vendedora negra e linda, dizendo: “Muito prazer, eu queria muito conhecer você. Eu sou a Menina Bonita do Laço de Fita”. E contou que dez anos antes o livro fora para em suas mãos por acaso e ela o leu. Achava que era bonita e deliciou-se em ver que os livros reconheciam isso e eram capazes de mostrá-la linda. Identificou a leitura com verdade, coragem, e como uma espécie de espelho mágico, que a refletia e revelava como sabia que era, mas nem sempre era vista pelos outros. Interessou-se por livros, não tinha dinheiro para comprá-los, foi trabalhar numa livraria para aproveitar os momentos livres e ler tudo que lhe caísse nas mãos. Acabava de convencer o patrão a abrir a primeira livraria infantil da Amazônia sob sua responsabilidade.

A menina bonita que inspirou o livro, quem diria, era branquinha, branquinha...


Ana Maria com a filha Luísa



Posso falar de outras leituras, mas não há muito tempo, nem é o caso. Estas bastam para atestar o que eu gostaria de ver discutido aqui. Um livro não é apenas aquilo que está escrito nele, mas também a leitura que o leitor faz desse texto. Os dois processos são ideológicos. Os dois pressupõem uma determinada visão do mundo. Para que o livro tenha um potencial rico, com muitas significações, é necessário que seja cuidado, tenha qualidades estéticas, seja um exemplo de criação original e não estereotipada. Mas, para que esse livro possa manifestar esse seu potencial, torná-lo real, é indispensável que encontre um leitor generoso que possa fazê-lo dialogar com muitas outras obras, com visões do mundo enriquecidas pela pluralidade e pela aceitação democrática da diferença. Somente dessa maneira o livro deixará de ser um ponto de chegada para se transfomar num ponto de partida permanente para outras leituras – de textos e do mundo. Ou dos inúmeros e inumeráveis mundos que existem, que não queremos mais que continuem existindo ou que sonhamos que um dia possa vir a existir.”

FONTE: http://www.anamariamachado.com/

Poesia

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE


No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.


FERNANDO PESSOA


A lavadeira no tanque
Bate roupa em pedra bem.
Canta porque canta e é triste
Porque canta porque existe;
Por isso é alegre também.

Ora se eu alguma vez
Pudesse fazer nos versos
O que a essa roupa ela fez,
Eu perdeira talvez
Os meus destinos diversos.

Há uma grande unidade
Em, sem pensar nem razão,
E até cantando a metade,
Bater roupa em realidade...
Quem me lava o coração?

MANUEL BANDEIRA


Trem de ferro

Café com pão
Café com pão
Café com pão
Virge Maria que foi isso maquinista?
Agora sim
Café com pão
Agora sim
Voa, fumaça
Corre, cerca
Ai seu foguista
Bota fogo
Na fornalha
Que eu preciso
Muita força
Muita força
Muita força
(trem de ferro, trem de ferro)
Oô...
Foge, bicho
Foge, povo
Passa ponte
Passa poste
Passa pasto
Passa boi
Passa boiada
Passa galho
Da ingazeira
Debruçada
No riacho
Que vontade
De cantar!
Oô...
(café com pão é muito bom)

Quando me prendero
No canaviá
Cada pé de cana
Era um oficiá
Oô...
Menina bonita
Do vestido verde
Me dá tua boca
Pra matar minha sede
Oô...
Vou mimbora vou mimbora
Não gosto daqui
Nasci no sertão
Sou de Ouricuri
Oô...
Vou depressa
Vou correndo
Vou na toda
Que só levo
Pouca gente
Pouca gente
Pouca gente...
(trem de ferro, trem de ferro)


MÁRIO QUINTANA


Canção da garoa
Em cima do telhado
Pirulin lulin lulin,
Um anjo, todo molhado,
Soluça no seu flautim.
O relógio vai bater:
As molas rangem sem fim.
O retrato na parede
Fica olhando para mim.
E chove sem saber porquê
E tudo foi sempre assim!
Parece que vou sofrer:
Pirulin lulin lulin...

FONTE: SMARTKIDS